Cada dia mais perto do meu objetivo!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Receitas Salgadas

Arroz sem óleo:

Ingredientes:

Arroz (uso o prato fino)
Cebola
Alho
Sal

Modo de preparo :
Em uma panela antiaderente coloco um dedo de água, a cebola e o alho.
Deixo por alguns minutinhos até começar ferver.
Adiciono o arroz (lavado ou não, depende da marca e preferência) refogo com essa água temperada e assim que ele começa a secar adiciono água fervente até cobrir o arroz e sal à gosto.
Deixo a panela destampada e em fogo alto.
Após secar esta água rego com aguá fervente novamente, coloco em fogo baixo e tampo.
Repito este procedimento mais uma vez e quando percebo que o arroz está úmido porém não está encharcado, desligo, assim ele termina de cozinhar em seu próprio calor.
Quando uso alguma marca de arroz que precisa ser lavado ( Camil, Tio João por exemplo) ele fica mais "empapadinho" o que é excelente para fazer um risoto (opção para substituir o arbório que é mais calórico). Quando uso o Prato Fino ele fica bem soltinho.
Esta receita serve como base para muitas outras, inclusive costumo congelar já nas porções que irei consumir e fica muito bom.
Para não enjoar pode adicionar outros temperos à primeira água (a que você irá refogar o arroz) como por exemplo, cenoura ralada, gergelim, linhaça (ou sementes diversas - fontes de fibra) ou até uma simples salsinha picadinha bem pequenininha já dá um toque especial.

2 comentários:

  1. Oi querida,
    Eu preparo o arroz desta maneira tbém desde o início da R.A, aliás, eu tirei o óleo de tudo, do preparo do feijão, das carnes, da salada, rs. Nem azeite eu uso. Não preciso de mais gordura no meu corpitcho, rs. Mas eu como as gorduras do bem, porque o corpo precisa de um pouco de gordura.
    Vamos juntas e valeu a força viu?
    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Patty!!!!!!!
    Quanta honra!!!!
    Muito obrigada pelo comentário, vou seguir
    à risca mais este conselho.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir